quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mestrando Paulo Jakson Assunção Lago (IAG-USP) Ministra seminário na UEFS

O grupo de astronomia (GATO) esta retomando suas atividade para  este ano com o seminário que será ministrado pelo Mestrando Paulo Jakson Assunção Lago (IAG-USP) (foto) sob o título "Técnicas de Espectroscopia 3D aplicadas ao estudo de nebulosas planetárias" o evente será   realizado na: sala 01 do LABOFIS - UEFS no dia 28/02/2012 as14hs
Veja o resumo abaixo
 Técnicas de Espectroscopia 3D Aplicadas ao Estudo de Nebulosas Planetárias
Nebulosas Planetárias são objetos oriundos de estrelas de massa intermediária, 0.8 a 8 massas solares, em seus estágios finais de evolução. Nesses estágios, fases AGB e pós-AGB, a estrela progenitora ejeta suas camadas mais externas, estas "cascas" de gás passarão a emitir uma infinidade de linhas de emissão, abrangendo todo o espectro eletromagnético, devida a presença do campo de radiação da anã branca.
Devido ao grande intervalo de massas das progenitoras, o estudo das nebulosas Planetárias é uma excelente fonte de informação a respeito da evolução química e dinâmica da Galáxia, já que proporciona o estudo de estrelas de populações distintas.
O uso da espectroscopia de campo integral proporciona uma abordagem eficaz no estudo de nebulosas planetárias pois permite o estudo de toda a estrutura da nebulosa, com a devida limitação de resolução angular do instrumento, em uma única exposição através do cubo de dados gerado, permitido a obtenção das abundâncias e parâmetros físicos para cada elemento de imagem.
Este seminário tem como objetivo discutir as principais características da espectroscopia 3D, introduzir a origem e principais características das Nebulosas Planetárias e dos dados espectroscópicos a respeito das mesmas.     
A informação e da Profa. Dra Vera Aparecida Fernandes Martin (UEFS/OAA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário