sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Buraco negro engole cometas e asteroides

O buraco negro também pode consumir com frequência outras rochas espaciais menores cujas emissões são muito tênues para serem detectadas.

(Enviada por Wilyan Oiran)

Há muito tempo, os cientistas estudam o Sagitário A* (foto) e percebem a liberação de luzes em raios X a partir do buraco negro. No entanto, nunca conseguiram explicar porque esse evento acontece.
A nova pesquisa sugere que existe uma nuvem com trilhões de asteroides e cometas que se desprenderam de estrelas mães em volta do Sagitário A*. Quando alguns desses corpos celestes se aproximam do buraco negro, ou seja, a cerca de 150 milhões de quilômetros (mesma distância entre a Terra e o Sol), é quebrado em várias partes pela maré gravitacional.
Então, essas pequenas partes são vaporizadas e emitem raios X pelo atrito ao passar pela camada de gás quente. É durante esse processo que são liberadas as luzes observadas pelos cientistas. Estas explosões costumam durar algumas horas e variar de intensidade, de poucas vezes a centenas de vezes.
Os cientistas acreditam que são necessários asteroides com pelo menos 9,6 quilômetros de diâmetro para gerar as explosões de raios X detectadas pelo Chandra, da NASA. O buraco negro também pode consumir com frequência outras rochas espaciais menores cujas emissões são muito tênues para serem detectadas.
Planetas também podem ser capturados pelo buraco negro e destroçados pela maré gravitacional. Porém, esses eventos são mais raros porque asteroides são mais comuns do que planetas.Fonte: Revista EXAME

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário