segunda-feira, 2 de abril de 2012

IV Jornada de Astronomia no Ifba

Começou na noite dessa quarta-feira, 28, a quarta Jornada de Astronomia de Vitória da Conquista, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Ifba, com o objetivo de difundir o conhecimento científico por meio de palestras, oficinas e sessões de projeções de imagem astronômicas.  A abertura teve a participação de professores da instituição, pesquisadores, do diretor do Ifba, Paulo Marinho, e do secretário municipal de Comunicação, Penildon Silva Filho, que representou o prefeito no evento.

A jornada segue até a sexta-feira, 30, com uma programação voltada para o enriquecimento intelectual de estudantes e professores da educação básica. Para o diretor da instituição, professor Paulo Marinho, o evento é exitoso no seu objetivo de contribuir para a interiorização do desenvolvimento tecnológico na região sudoeste. Uma das qualidades ressaltadas pelo professor é a linguagem acessível das palestras, que oportuniza informações sobre astronomia mesmo para que ainda não tem formação acadêmica.

Para a professora Selma Rosane Vieira, coordenadora de Pesquisa Extensão do Ifba, o evento é importante para despertar a curiosidade e o interesse de estudantes e professores pelos encantos da ciência. “O principal objetivo nosso é a divulgação da astronomia como ciência integradora das demais ciências, como matemática, física, biologia. Nós não temos um curso de astronomia nessa instituição, mas podemos atender a professores, principalmente os de criança e adolescentes, que queiram ensinar astronomia para seus alunos”, explica a coordenadora do evento.

O secretário de Comunicação, Penildon Silva Filho, representando a Administração Municipal, manifestou apoio aos pesquisadores e organizadores do evento. O secretário lembrou que o conhecimento científico e o astronômico tendem a se expandir ainda mais em Vitória da Conquista, com a implantação do Planetário que será construído pela Prefeitura Municipal. O planetário contará com um conjunto de projetores especiais que lançam a imagem do céu no interior de uma cúpula hemisférica.

A jornada atrai o interesse de pessoas de diversas idades. O pequeno José Emanuel Cabral de Alcântara, 7 anos, está cursando o terceiro ano do ensino fundamental e está pela primeira vez tendo a chance de ver o céu com auxílio de um telescópio. “Eu vim aqui para aprender mais sobre esse assunto astronomia. Eu acho interessante, gosto de ver os planetas. Lá em cima é brilhante.”

A mãe dele, Dilma Cabral Alcântara, está aproveitando a jornada para aumentar o conhecimento dos filhos sobre astronomia. “Eu
vim mais com intuito de trazer os filhos, porque eles estão vivenciando isso na escola e José Emanuel apaixonou pelo assunto, comenta o tempo inteiro sobre isso, está sempre questionando. Eu não tinha como perder mesmo. É maravilhoso”, comenta. Dona Dilma e as crianças estão empolgados com a oportunidade de ver o céu de uma outra maneira. “Como ele falou, nós nunca vimos um telescópio. Ele perguntou pra mim se o SAMU estaria aqui. Eu perguntei por quê. Ele falou que estava de desmaiar de emoção”, conta.
O estudante de Engenharia elétrica, João Cândido, participa da jornada de astronomia pela segunda vez. Desde a primeira, começou a ler livro sobre astronomia e agora quer ampliar seus conhecimentos. “Eu tenho uma pequena luneta, onde eu gosto de olhar o céu. E astronomia tem tudo a ver com física e matemática, com engenharia. É uma ciência extraordinária”, comenta.
Notícia Postada em 28/03/2012 as 21:48:07 hs
por: Secom - PMVC Imprimir

Nenhum comentário:

Postar um comentário