sábado, 7 de abril de 2012

A IV JASTRO foi um sucesso

A IV Jornada de Astronomia de Vitória da Conquista que aconteceu entres os dias 28, 29 e 30 de março de 2012  promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Vitória da Conquista com objetivo de difundir o conhecimento cientifico, enfatizando a popularização da Astronomia foi um sucesso. Varias escolas da região e a comunidade geral participaam de palestras, sessões de observações astronômicas, oficinas,  e sessões de projeção. participaram do evento parte da equipe do Observatório Astronômico Antares de Feira de Santana composta pelo Professores. Marildo Pereira, José Carlos Santos e a Estudante de Física Aysses do Carmo Oliveira. Nas sessões de observações astronômicas foram utilizados dois telescópios refletores, ambos do tipo Schmidt-Casseigrain sendo um de 11 polegadas com montagem azimutal e outro de 9.25 polegadas com montagem equatorial germânica, ambos adquiridos com recursos do DPEPT/SETEC/MEC e CNPq/FAPESB, que se constitui num importante apoio na criação e um espaço científico-cultural no IFBA voltado para a divulgação e popularização da astronomia.Veja o video e as fotos:











Um comentário:

  1. Bom dia, Professor.

    Sou engenheiro civil,não tenho formação nem grandes conhecimentos de astronomia, porém, pelo interesse dos meus dois filhos de 10 e 13 anos, curiosos das coisa do céu, estamos observando o alinhamento planetário de 2012. Identificamos os planetas Júpiter e Vênus ( bem próximos no céu), observamos diàriamente a presença do planeta Marte, evoluindo para a aproximação de agosto, Mercúrio também. O que há de verdade técnica nesse alinhamento, ou pelo menos nessa profusão de planetas visíveis no mesmo hemisfério? O que posso dizer aos meus filhos ou seus colegas, que veem na tv, ou leem em revistas, ou assistiram o filme 2012, quando no céu começa a concretizar-se o que foi objeto das profecias? Técnicamente, o que podemos afirmar sobre as órbitas? Principalmente de Vênus?


    Contatos pelo e-mail : wlbmascarenhas@hotmail.com


    Wilson Mascarenhas é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da UFBA, ex-Prefeito do Município de Várzea da Roça por três mandatos, ex- Vice Presidente Regional da UPB, ex- Secretário do Codes do Território do Jacuipe e ex-membro do Comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguaçu- Sub Bacia do Jacuipe.

    www.bahiadeverdade.blogspot.com

    ResponderExcluir