domingo, 29 de janeiro de 2012

História do CAAFS

No ano de  2007  recebi um e-mail  não me lembro bem de que  enviou sobre um Encontro Nordestino de Astronomia  que aconteceria em Maceió -AL. Achei interessante e mostrei aquele  e-mail para o Diretor do Observatório Astronômico Antares prof. Dr. Paulo Poppe, naquela época ele não sabia do que se tratava  ou se existia algum encontro de  astronomia voltado para o  astrônomos ou amante da astronomia aqui no nordeste então autorizou-me a participar do  encontro pediu-me para convidar a umas das pessoas que fazia parte  do nosso grupo de estudo em astronomia. Por afinidade convidei a Tereza. Nos, desde o ano de 2005, nos dedicamos aos estudos das estrelas juntamente com o prof. Dr. Marildo Pereira (nosso orientador).
No retorno para a Bahia falei com a Tereza  que seria interessante  cria um  clube de astronomia  em nossa cidade e assim incentivar outras pessoas a gostar de  astronomia. A principio a Tereza não achou muito legal a idéia, pois poderia atrapalhar na sua graduação e naquela época não seria um bom negocio.  Convenci então a me ajudar caso o diretor  do Observatório Antares e o reitor  da Universidade Estadual de Feira de Santana  nos desse apoio.
Marquei uma reunião com o diretor do OAA e fiz o relatório do expondo o que  tinha acontecido naquele nosso primeiro encontro de astronomia e que seria  interessante criar um núcleo de astronomia amadora  em Feira de Santana com a supervisão do OAA/UEFS. A princípio a idéia da supervisão não  foi uma boa para o diretor mais autorizou-me a criar o grupo e ver o que iria acontecer.
Comecei então a pedir sugestão de alguns clubes  já solidificado e o CEAAL (Centro de Estudos Astronômico de Alagoas ) e, através do prof. Adriano Aubert  comecei a entender  como seria o processo. A partir daí comecei a fazer a divulgação  a princípio com  a sigla CAFS (Clube de Astronomia de Feira de Santana).
Então no dia 07 /07/2007 às 17 horas  no auditório do Observatório Astronômico Antares, na Rua da Barra , 925 foi realizada a primeira reunião ordinária do CAFS. A primeira pessoa a aparecer na reunião (alem de Ze Santos e Tereza) e a se interessar e se dedicar  ao CAFFS foi Otavio.  Nas reuniões subseqüentes  começaram a aparecer  outras pessoas  como Paulo Jakson. Ma. Do Socorro ( Help), Wilian, Franklin,  Marços  Andréia, Antonio Bastos outros.
O Nome CAFS não demorou muito tempo, pois já existia outra entidade na modalidade de aeromodelismo que a usava. Então sugerir aos integrantes que mudássemos para CAAFS – Clube de Astronomia Amadora de Feira de Santana.
Hoje o Clube de Astronomia de Feira de Santana é uma entidade incorporada na comunidade feirense e  faz parte do projeto de  extensão do observatório Astronômico Antares – UEFS com isso pretendemos congregar mais pessoas interessadas em assuntos relativos à Astronomia teórica e prática, alem de difundir o conhecimento sobre a matéria mediante palestras, conferências, publicações e visitas a observatórios e planetários sem esquecer a orientação de  astrônomos amadores no sentido de incentivar o trabalho de equipe na observação astronômica, dentre outros.  Já são mais de 20 cidades contempladas com o projeto de popularização da astronomia.
Desde a sua fundação o CAAFS faz reunião ordinariamente todos os sábados no mesmo endereço. Feira de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário