segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como observar os planetas no mês de fevereiro

Mercurio
Em fevereiro o planeta Mercúrio estará próximo da linha do horizonte leste pelo menos até o dia 4. Após este dia o planeta se esconde no horizonte leste por todo mês. 
Explicação Técnica
Pouco antes do nascer do Sol planeta Mercúrio irá surgir no céu, mas não poderá ser contemplado porque será ofuscado pelo Sol.
Vamos  entender melhor o que foi descrito acima, no dia 01 de fevereiro na cidade de Feira de Santana. A partir deste dia, Mercúrio irá nascer 6h19min antes do nascer do Sol que será as 6h30mim. Assim, fazendo 6h30min (horário de verão do nascer do Sol) menos 6h19min temos poço menos de 11mim para observar Mercúrio. É por isto que sua observação não será possível, pois o planeta estará muito próximo da linha do horizonte, e sua contemplação ficará prejudicada.
Vênus 
Neste mês de Fevereiro o planeta Venus poderá ser visto todos os dias no horizonte oeste a partir das 19h10mim.
Marte
O planeta  Marte também poderá ser visto no hemisfério leste a partir do dia 20 por volta das 19h10mim até o restante do mês. Pelo menos neste mês é necessário esta em um local aberto, pois o planeta vermelho vai ficar próximo do horizonte.
Júpiter
No primeiro dia de fevereiro o planeta Júpiter aparece meio tímido por volta das 19h e permanecerá visível ate o último dia do mês de fevereiro até as 20h30mim aproximadamente.
Saturno
Neste mês o planeta saturno aparece no céu às 23h43min e vai ser possível contemplá-lo no céu durante todas as noites de fevereiro na constelação da Virgem



Nenhum comentário:

Postar um comentário